Vamos cuidar de nós cuidando do nosso Planeta?

quinta-feira, fevereiro 21, 2019

Já é de conhecimento de todos que o nosso planeta não está bem. Estamos seriamente a ficar sem alternativas mas, no entanto, parece que muita gente simplesmente "não quer ouvir". Há vários meses (se calhar já se fez anos) que me venho a preocupar em ajudar o planeta nas pequenas coisas da vida. Notei então que durante as nossas rotinas de cuidado gastamos muitas coisas, hoje venho falar-vos essencialmente nos discos de algodão. Eu nem tenho noção de quantos pacotes gastava num ano. Mas sei que eram muitos e muitos discos aqueles que usava e deitava fora. Pelos menos eu usava tanto na rotina de rosto como na de corpo e até mesmo nas unhas. Hoje trago-vos algumas dicas que já tornei como rotinas minhas há meses e que me dou muito bem. Não falando que (pode ser pouco) ajuda o ambiente. Um passinho de cada vez... Se quiserem que vos traga mais algumas dicas basta avisarem por aqui que eu vos trago. Por hoje deixo-vos apenas, como já vos disse, os meus substitutos dos discos de algodão na minha vida. 





Falando em discos de algodão, de certo que lembro logo a hora de desmaquilhar e toda uma rotina de rosto. Se formos a contar àqueles que usamos só numa rotina de rosto nocturna depois de um dia de maquilhagem, podemos contar até 4 a 5 discos (há quem até use mais). Isto só em 10 minutos no dia, se contarmos com todos os outros, é mesmo muito. Foi logo o que quis trocar na minha rotina. Tudo mudou quando encontrei estes bebés. As toalhitas desmaquilhantes! Ora bem, na imagem de cima é aquela confusão de toalhas, porque adoro e gosto sempre de ter várias para poder usar e ir lavando. As 3 maiores são da Primark, apenas costuma haver pacotes com duas brancas e uma rosa bebe, as pequenas de cima, são as minhas da MakeUp Eraser que comprei na Sephora em promoção quando saíram, e as redondas rosa são a grande novidade de agora da AVON. São a minha grande troca dos discos de algodão. Tiram toda a maquilhagem de forma excelente e, no meu caso que tenho pele sensível, não me deixam a pele irritada nem mais sensível, como me acontecia com inúmeras marcas de algodão. Uso para desmaquilhar, mas as maiores também as uso para a minha limpeza normal, para ajudar a colocar água micelar, tónicos, retirar mascaras, etc. Fazem mesmo o meu dia e são tão fofinhas e suaves que me relaxa logo para uma boa noite e para um rosto limpo e saudável. 
Também uso bastante, as grandes para o corpo e tratamentos do corpo. E com isso posso falar-vos nas esponjas/toalhas esfoliantes que ajudam a limpar em profundidade enquanto esfoliam a nossa pele. Confesso que a que está na foto ainda não testei, ainda está imaculada dentro do saquinho, mas tenho usado várias de algumas marcas e gosto muito de usar. 

A única desvantagem que lhes vejo é que (pelo menos eu gosto) tem de ser lavado após o uso, para poderem ser usadas de novo. Não as deixem sujas! Falo em desvantagem, porque se usamos um disco de algodão estamos habituados a usar e deitar fora e aqui precisamos de mais algum tempo para poder lavar. Pelo menos no meu caso que as lavo à mão com um sabonete suave de Marsella (encontram-se em qualquer loja ou supermercado hoje em dia). E depois pelo menos uma vez por semana vão à maquina para terem o tratamento e limpeza que merecem. Mas estou apenas a contar a minha experiência. Falo em não deixarem sujas porque houve um dia que deixei uma com eyeliner. E com a pressa para ir dormir não as quis lavar logo. Na manhã seguinte, deixada molhada e com eyeliner a noite toda.... devem já estar a imaginar, não? Pois para mim foi a minha grande resposta para nunca mais as deixar sujas, tento sempre lava-las após usar. Já faz parte da minha rotina, na verdade é super rápido. No entanto, o Knight está farto de dizer que deveria ser usar e colocar na maquina da roupa para poupar esse tempo. Mas eu gosto de fazê-lo, nem sei porquê, tomei-lhe o gostinho de as ter lavadinhas com o cheirinho maravilhoso do sabonete.  


Outro grande destaque para as unhas. Pessoas como eu que fazem as unhas em casa com verniz normal, precisam de acetona para retirar o verniz e isso equivale a precisar de pelo menos dois discos de algodão por cada vez que se retira o verniz (pelo menos uma vez por semana). Ou seja, mais uma vez somos totalmente dependentes dos algodões. E para reduzir a produção de lixo de algodão, encontrei este pequeno tutorial. Super fácil e pratico! 
Em cima apenas vêm o pote removedor de verniz que eu própria fiz em casa com muito pouca coisa (e bem baratinho) e que ficou lindíssimo e faz todo um vistaço novo no meu cantinho de cuidados de corpo. Se quiserem que vos mostre como fiz este lindo pote basta avisarem nos comentários em baixo que eu depois deixo-vos o tutorial dele e com tudo o que precisam de saber sobre ele. 
O que é certo, é que desde que o tenho deixei de gastar mais algodõezinhos para o lixo, é super lindo e fofinho e bastante mais pratico que os discos. Fica bem mais rápido para retirar o verniz das unhas. 

E foram estas as minhas dicas, o que acham delas? Digam-me quais são as que usam e se conhecem estas? E podem deixar aí novas dicas para poupar e ajudar o nosso lindo Planeta, que precisa e acima de tudo merece mais que ninguém que cuidemos dele. Contem-me tudo aí nos comments

25 comentários:

  1. Eu fiquei super curiosa com essas toalhas demaquilantes que sem dúvidas são mais econômicas e gastariam menos algodão. Adoro a dica de fazer removedor de esmalte no potinho, eu nunca fiz porque tenho medo de que evapore muito rápido por conta do calor da cidade em que eu moro (mesmo deixando fechado, eu sei que poderia evaporar caso tivesse alguma brecha). Mas vou tentar fazer :)
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderEliminar
  2. Eu amei os demaquilantes em paninhos, já quero testar. Alem de ser econômico faz bem a natureza!

    https://girassoisamarelo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Olha não conhecia essas opções! :) Eu por acaso uso poucos discos de algodão, 2 por dia, pois não me maquilho, mas para quem use muitos é uma excelente opção para diminuir o lixo. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Algumas opções que falas-te eu tenho e claro que já uso, mas também faço unhas em casa acabo por gastar bastante algodão, mas adorei cada dica tua, acho que devíamos pensar um pouco mais
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Mudar hábitos não é fácil, mas mesmo não usando estes tipos de produtos, acabo sempre por ajudar a preservar o planeta de outras formas.
    Mas adorei o post e a iniciativa :)

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
  6. Eu uso as toalhitas desmaquilhantes, mas ando a pensar mudar para os discos, vou começar por ver os da primark. Obrigada pelas dicas!!

    ResponderEliminar
  7. Fiquei com uma enorme vontade de experimentar! Como não uso maquilhagem, normalmente só uso os discos de algodão quando uso o exfoliante...

    ResponderEliminar
  8. Eu já tinha visto antes, umas feitas com crochê. Eu amei a ideia! Mas não costumo usar discos de algodão na rotina...
    nicenessbeauty.com

    ResponderEliminar
  9. Achei suas dicas ótimas! Sou doida para experimentar essa toalha removedora, preciso caçar por aqui! ^^

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  10. Confesso que só costumo tirar com toalhitas desmaquilhantes, acho que já tenho algo que experimentar :)
    um beijinho,
    piquimads

    piquimads.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Sou sincera, não troco os discos por nada! Mas sou muito poupada neles, um dá me para duas limpezas, porque no dia a dia não costumo usar imensa maquilhagem.

    Beijinhos,

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  12. Eu confesso que ainda não encontrei em formato disco e queria imenso. As toalhas já utilizo e gosto bastante!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  13. Amei tanto seu post, tento sempre optar pelos produtos mais naturais e menos agressivos para o meio ambiente. Acho que se cada um fizer sua parte, o mundo ficará muito melhor!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  14. Nunca usei estas toalhinhas, fiquei curiosa para testar. Acho mega importante fazer oq está ao nosso alcance para cuidar do nosso planeta
    Charme-se

    ResponderEliminar
  15. mesmo :D

    ando mega curioso por essas toalhas :D
    venha daí esse tutorial :D

    NEW TIPS POST | CLEANING TIME!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  16. Olá!
    Gostei muito da publicação. Cada vez há mais pessoas conscientes da poluição e dos cuidados que devemos ter para proteger o nosso meio ambiente. Não conhecia estas toalhitas, mas achei bastante interessantes.

    https://oblogdamani.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Gostava muito de experimentar essas toalhitas a ver se me adapto! São muito práticas e tornam-se ecológicas! :)

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Adorei os produtos, sou super em pensarmos mais em cuidar de nosso meio ambiente.
    Beijos

    blogdamary7.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Oie, tudo bem?
    Adorei as dicas e fiquei com vontade de testar.
    Algodão reutilizável é uma coisa que quero botar em prática logo, até vi um tutorial no youtube.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderEliminar
  20. QUE BOM ESTE ASSUNTO EU TAMBEM GOSTO DAS TOALHAS ALEM DE PRATICO ECONIMIZAMOS MUITO MAIS

    ResponderEliminar
  21. Fiquei curiosa para experimentar essas toalhas :)

    Beijinhos :*
    https://omundodapequeninaaa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  22. sou doida pra experimentar essa toalhinha, parece ser prática demais.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderEliminar
  23. Eu nunca testei estas toalhas, nem sabia que existia e fiquei super curiosa para testar! Principalmente porque não uso maquiagem todos os dias, então acho que vai ser uma boa para mim.

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderEliminar
  24. Ultimamente tenho usado uma talhinha para tirar a maquilhagem e adoro.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. Tô adorando ver que estamos arranjando maneiras mais conscientes pra fazer o que gostamos! Ainda nao tinha pensado sobre a quantidade de algodão, mas realmente eu uso muito, então vou aderir suas dicas e já quero tutorial do potinho!


    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.