Calendario Astronomico de 2019

terça-feira, janeiro 15, 2019

Eu adoro poder ver o céu durante a noite. E todos os fenómenos astronómicos que consiga ver para mim é daqueles momentos que me enche o coração em diferentes aspectos. Traz-me felicidade, nostalgia e até uma pitada de tristeza e recordações. No entanto não gosto de perder uma oportunidade para assistir a uma destas belezas naturais. O ano passado assisti com o Knight o eclipse total da lua (que em Portugal só apanhamos metade). Foi incrível! Este ano não vai ser diferente e para que vocês não percam pitada, vou deixar-vos aqui o calendário destes fenómenos para este ano, e tentar referir se pelo menos Portugal e o Brasil conseguem ver (se houver aí alguém de outros países digam que coloco aqui também!)





Começamos já daqui a uns dias com um eclipse lunar que fará uma Super Lua de Sangue (ou seja, a lua está mais próxima da Terra, e ficará visivelmente maior aos nossos olhos), pois em principio, em vez de desaparecer, devido ao estado da atmosfera terrestre e a poeiras, vai tornar-se vermelha. É já dia 21 de Janeiro! Os nossos amigos brasileiros, só vão apanhar já a meio este eclipse. As 3h30 (hora de Brasília) o eclipse estará no seu todo. Ou seja, a lua estará totalmente vermelha. Já os portugueses, vão poder assistir ao eclipse por completo, no entanto é um espectáculo que começa ao inicio da noite e só vai terminar quase as 6h.


A 19 de Fevereiro há uma nova Super Lua. Sendo a maior deste ano, ou seja o ponto mais próximo da Lua com a Terra em 2019. Eu expliquei aqui no blog em 2013 o que era uma Super Lua, pode estar um pouco mais tonto e infantil, mas acho que até explico-me bem... eheheh Vejam AQUI
E ainda voltamos a ter a sorte de encontrar mais uma Super Lua a 21 de Março. Sendo esta a última visível este ano. Vamos aproveitar para  ver estas maravilhas este ano. Eu cá espero poder ver agarradinha ao meu lindo Knight, durante uma noite romântica eheheh pelo menos o ano passado conseguimos ver uma assim. 


Chuva de Meteoros mesmo a chegar. Vai decorrer entre 16 e 22 de Abril, com maior destaque na noite de 21 para 22. Onde poderemos assistir a esta chuva de estrelas. Basta esperarmos pelo céu totalmente escuro e procurarmos a constelação Lira, uma vez que esta chuva é das Liridas.
Mais uma noite de chuva de estrelas que se verão bem aqui na Terra será de 18 de Julho a 18 de Agosto, sendo o grande pico na noite de 28 para 29 Julho devido a Aquarids.


O tão famoso cometa Halley vai voltar a passar perto de nós. Desta vez poderemos ver uma fantástica chuva de meteoritos com as partículas do cometa. Está agendado para a noite de 5 para 6 de Maio.


No dia 10 de Junho poderemos encontrar Júpiter olhando para as estrelas. Estará mais próximo de nós e será visto a olho nú.


Claro que o ano não podia acabar sem um eclipse solar total. Este será visto no dia 2 de Julho, apenas no Brasil. Nós Portugueses não veremos este eclipse acontecer. Será apenas visível a sul do Oceano Pacifico e na América do Sul. As informações que encontrei dizem que vai começar por volta das 17h (hora de Brasília).


Em Julho Saturno vai aparecer no nosso campo de visão nocturna. Tendo o máximo de proximidade com a Terra a 9 de Julho.


Ainda em Julho, poderemos assistir a mais um eclipse lunar (desta vez onde a lua desaparece) a 16 de julho. Será um eclipse parcial da Lua que será visível tanto em Portugal como no Brasil. A grande diferença é que a lua desta vez vai apenas desaparecer em parte. Vamos poder ver a sombra da Terra a passar pela lua aos poucos. 


Em Novembro vai decorrer a Transição com Mercúrio e o Sol. Ou seja mercúrio vai ficar no nosso campo de visão e vai ficar assim: tal como a imagem de cima. Ou seja para nós terrestres, o Sol vai conter uma pinta preta. A data para este raro acontecimento é 11 de Novembro. Será visível na Rússia, Europa, África do Norte, América do Sul e Centro. Ou seja, todos nós poderemos ver! Estou bastante curiosa para ver. Parece ser engraçado! Mas tenham em atenção não se deve olhar muito para o sol!


E até ao final do ano teremos mais algumas chuvas de estrelas na noite de 12 e 13 de Agosto com os meteoros de Perseidas; noite de 21 para 22 de Outubro com Orionids;  17 e 18 de Novembro Leonidas e ainda para finalizar o ano de 2019; entre 13 e 14 de Dezembro de Geminideos.


Mesmo com o terminar do ano vai acontecer outro grande fenómeno raro. Desta vez vai ocorrer um eclipse anular do sol a 26 de Dezembro. O que é isto? É quando a lua não cobre totalmente o sol criando uma espécie de anel de luz vinda do sol. Confesso que é um fenómeno que não me lembro de ter visto. Mas deve ser lindíssimo! No entanto não será este ano que veremos esta maravilhosa actuação: será apenas visível na Ásia e na Oceania

Tenham em atenção que há algumas precauções a tomar antes de ir assistir a qualquer um destes fenómenos como
* Proteger do frio/calor; 
* Encontrar um bom local, preferencialmente fora de grandes cidades e com pouca luz, mas que seja seguro; 
* Ir acompanhado; 
* Não olhar directamente para o sol ou eclipse.

De resto divirtam-se aproveitem o momento e partilhem com quem mais amam! Espero que possamos assistir a vários fenómenos destes em 2019. Digam-me com quais estão mais curiosos? ou Querem ir?

36 comentários:

  1. Obrigada pelo calendário linda! Vou ver se este ano consigo assistir a alguns!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De nada ora essa :) ❤
      É um dos temas que costuma andar por aqui. Espero que possas assistir a algum destes fenomenos! ❤
      beijinhos ❤

      Eliminar
  2. E tem mesmo de ser assim :d

    awww, não tens noção do quão viciado sou neste género de publicações!!!

    NEW BRANDING POST | MILK_SHAKE: THE BEST NEWS FOR YOUR HAIR.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eheheh somos dois :D Adoro! Tanto que aqui no blog costuma haver alguns posts deste genero
      beijnhos

      Eliminar
  3. Aaah, quero muito poder acompanhar pelo menos um desses eventos. Sempre perco ou sempre chove muito. Já vou me preparar para a super lua de sangue e queria muito ver a chuva de meteoros. Gostei bastante de você ter disponibilizado tudo aqui no blog ;)
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que consiga assistir a pelos menos um ❤ De nada ora essa :) Costumo sempre colocar aqui estas coisinhas :) Depois diga-me se viu algum
      beijinhos

      Eliminar

  4. Já pensou em deixar seu blog com um layout atualizado para esse ano? Um layout responsivo e bem arrumadinho, com a sua cara? O MK designer pode te ajudar, temos layout lindos a pronta entrega e também pacotes que cabe no seu bolso... Bora aproveitar? Entre na nossa página para conhecer... https://www.facebook.com/mkdesignerelayouts1/ se quiser um orçamento, é só chamar...

    ResponderEliminar
  5. Ai que incrível isso! Vou favoritar essa postagem para não esquecer de nenhum desses eventos! *_*

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Own ❤ Ainda bem que gostou! Depois diga-me se assistiu a algum desses ( ^////^ )
      beijinho

      Eliminar
  6. Que incrível, quero muito tentar acompanhar pelo menos um desses acontecimentos! Adoro ler sobre essas coisas.

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que consiga assistir a um :) Depois diga-me qual!

      Eliminar
  7. Oie, tudo bem?
    Adorei o calendário. Dizem que daqui da minha cidade será possível ver a Super Lua de janeiro. Ansiosa!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que consiga ver :D Depois diga-me tudo!
      beijinhos

      Eliminar
  8. Já apontei os acontecimentos na minha agenda, muito obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem :) espero que consiga assistir a todos ❤

      Eliminar
  9. Que legal, adorei saber. Post bem informativo.
    Beijos

    www.glamour2.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Own ❤ Obrigada !
      Espero que possa aproveitar estes acontecimentos
      beijinhos

      Eliminar
  10. Acho lindos estes fenómenos, infelizmente muitas vezes não os vejo por já estar a dormir! :( Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheh este primeiro para nós vai ser assim.. em plena madrugada vamos estar a dormir ^^''
      Mas espero que dê para ver algum dos outros :)
      beijinhos ❤

      Eliminar
  11. Nunca fizemos nada deste género, mas achámos um artigo super original! Obrigado pela partilha!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Own ❤ Obrigada meninos!
      É um dos temas que adoro e sempre tentei ao máximo trazer aqui ao blog!
      beijinhos

      Eliminar
  12. P.S. - Respondemos ao teu comentário sobre os convidados no casamento. Se quiserem partilhar ideias, se precisarem de algo que possamos ajudar, contem connosco. ;)

    ResponderEliminar
  13. Amo ler e ver tudo sobre astronomia, aliás, vi o eclipse e foi lindo!! Tô louca pra ver a Super Lua em Fevereiro. Sou fascinada por ela.
    Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que conseguiu ver o eclipse.. eu só vi um pouquinho.. aqui eram 3h da madrugada e eu estava cheia de frio e sono eheheh

      Eliminar
  14. Adorei :D desconhecia por acaso... vou ficar ansiosamente à espera da Super Lua! Btw depois vi que também és cosplayer! Niiiiiice :D muitas personagens?

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem :) Eu também estou eheheh
      Sou pois? Conheces? :D Podes encontrar algumas por aqui ;)
      beijinhos ❤

      Eliminar
  15. Que incrível, infelizmente já perdi o eclipse.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas espero qeu consigas ver todos os outros :)
      beijinhos

      Eliminar
  16. Eu vi a lua de sangue. realmente estava incrível!

    nicenessbeauty.com

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.